Dio: Holy Diver
Posted: quarta-feira, 19 de maio de 2010 by Victor Carvalho in Mesas: Discos, Obituário, RockMorreu, em decorrência de um câncer no estômago, essa semana (domingo, dia 16/05/2010), com 67 anos, a lenda do rock Ronnie James Dio. O mestre começou a trilhar sua épica história lá pelos anos 70 com a banda Elf, depois fez parte da banda Rainbow. Contudo, sua atuação mais famosa foi como substituto de Ozzy Osbourne no Black Sabbath. Em 1982, ele saiu do Black Sabbath e fundou a banda "Dio", a qual "Holy Diver" é seu disco de estréia. Esse disco também é considerada a obra prima de James na sua carreira solo. E, de fato, é um álbum sensacional. Infelizmente, conheci a banda tem pouco tempo, enquanto jogava "Guitar Hero: Rock the 80's" e ouvi a música "Holy Diver". É a música tema do jogo e a que dá nome ao álbum. De fato, é genial. Depois disso comecei a procurar saber mais da banda e ouvir uns CD's. De todos, talvez pela "nostalgia", esse é o meu favorito.
O clipe tem tudo que um metal trasheira precisa. Tema medieval, Monges malignos, chroma-key mal feito com fogo no fundo (elemento mais do que essencial!!! Copiado bastante pelo Massacration) e couro! Muito comédia. Mas clipe trash à parte, a música é uma obra-prima de fazer qualquer "head-banger" pular insanamente em um bom "mosh".
Mas "Holy Diver" não é a única música insana do disco. Todo ele é recheado de clássicos. O tecladinho de "Rainbow in the Dark" não vai sair da sua cabeça tão facilmente:
Dizem ter sido ele o criador do famoso símbolo do rock dos chifres com a mão (repare na mão da criatura na capa do disco). James dizia que era algo que sua avó italiana fazia para espantar ou colocar mau olhado de/em alguém. Velhinha do mal essa. Anos 80, de fato, foi a era de ouro do Rock'n'Roll e essa banda está aí para provar isso. Era uma época em que música era feita por diversão e para diversão. Perdemos nesse domingo não apenas um músico, mas uma parte do Rock foi junto com ele.
"Holy Diver" continua como um dos grandes álbuns de todos os tempos. É simplesmente impossível não se empolgar ouvindo a música de abertura "Stand Up and Shout" ou "Straight Through the Heart". Bater cabeça é praticamente uma reação natural. E não estranhe nem um pouco se sua mão começar a fazer o símbolo clássico do rock enquanto você ouve. A maior contribuição dele não foi criar o símbolo, mas reproduzi-lo em todos que ouvem sua música:
Holy diver é sem dúvida a maior obra de de Dio mas não é a única não. Experimente ouvir também o CD "Killing the Dragon" ou "Magica". ambos excelentes!