Dio: Holy Diver

Posted: quarta-feira, 19 de maio de 2010 by Victor Carvalho in Mesas: , ,
1

Morreu, em decorrência de um câncer no estômago, essa semana (domingo, dia 16/05/2010), com 67 anos, a lenda do rock Ronnie James Dio. O mestre começou a trilhar sua épica história lá pelos anos 70 com a  banda Elf, depois fez parte da banda Rainbow. Contudo, sua atuação mais famosa foi como substituto de Ozzy Osbourne no Black Sabbath. Em 1982, ele saiu do Black Sabbath e fundou a banda "Dio", a qual "Holy Diver" é seu disco de estréia. Esse disco também é considerada a obra prima de James na sua carreira solo. E, de fato, é um álbum sensacional. Infelizmente, conheci a banda tem pouco tempo, enquanto jogava "Guitar Hero: Rock the 80's" e ouvi a música "Holy Diver". É a música tema do jogo e a que dá nome ao álbum. De fato, é genial. Depois disso comecei a procurar saber mais da banda e ouvir uns CD's. De todos, talvez pela "nostalgia", esse é o meu favorito.


O clipe tem tudo que um metal trasheira precisa. Tema medieval, Monges malignos, chroma-key mal feito com fogo no fundo (elemento mais do que essencial!!! Copiado bastante pelo Massacration) e couro! Muito comédia. Mas clipe trash à parte, a música é uma obra-prima de fazer qualquer "head-banger" pular insanamente em um bom "mosh".

Mas "Holy Diver" não é a única música insana do disco. Todo ele é recheado de clássicos. O tecladinho de "Rainbow in the Dark" não vai sair da sua cabeça tão facilmente:



Dizem ter sido ele o criador do famoso símbolo do rock dos chifres com a mão (repare na mão da criatura na capa do disco). James dizia que era algo que sua avó italiana fazia para espantar ou colocar mau olhado de/em alguém. Velhinha do mal essa. Anos 80, de fato, foi a era de ouro do Rock'n'Roll e essa banda está aí para provar isso. Era uma época em que música era feita por diversão e para diversão. Perdemos nesse domingo não apenas um músico, mas uma parte do Rock foi junto com ele.

"Holy Diver" continua como um dos grandes álbuns de todos os tempos. É simplesmente impossível não se empolgar ouvindo a música de abertura "Stand Up and Shout" ou "Straight Through the Heart". Bater cabeça é praticamente uma reação natural. E não estranhe nem um pouco se sua mão começar a fazer o símbolo clássico do rock enquanto você ouve. A maior contribuição dele não foi criar o símbolo, mas reproduzi-lo em todos que ouvem sua música:


1 comentários:

  1. Anônimo says:

    Holy diver é sem dúvida a maior obra de de Dio mas não é a única não. Experimente ouvir também o CD "Killing the Dragon" ou "Magica". ambos excelentes!

Nota

Os comentários são moderados. Opiniões contrárias serão respeitadas, mas comentários depreciativos (aos autores desse blog ou qualquer outra pessoa) serão sumariamente rejeitados. Portanto, nem se dê ao trabalho. Se você ficou nervosinho(a) em decorrência de alguma opinião exposta nesse blog, respire fundo, conte até 10 e vá chorar no pé do caboclo.

Cervejas mais bebidas de todos os tempos!