Solomon Kane

Posted: quarta-feira, 12 de maio de 2010 by Victor Carvalho in Mesas: , , ,
7

Sabe aquele sentimento de quando você acaba de ver o filme, sabe que ele não é exatamente bom, mas ainda assim você gosta dele? Você está vendo o filme e nos 20min iniciais já sabe que o vilão é o filho perdido do protagonista (relaxem, não é o caso desse filme...). Depois vem aquela cena em que ele vai enfrentar 50 caras com um pedaço de galho na mão... e você sabe que, de alguma forma muito insana, ele vai vencer, colocar a capa como se tivesse acabado de matar uma barata, limpar um pouco de sangue que ficou na roupa (que obviamente não é o dele, ele não sangra) e sair dando as costas em câmera lenta no melhor estilo "cool guys don't look at explosions" ("Caras legais não olham para as explosões"). Mas ainda assim você pensa "foda-se" e curte o filme. Bem, "Solomon Kane" é exatamente assim. Tem tudo o que se esperar um filme de fantasia: demônios, feiticeiros, bruxas, lugares misteriosos, gollums (!!!) e um cara com espadas para meter a porrada em todo mundo.

O protagonista é uma espécie de cowboy puritano da Era Moderna, com direito a atirar com duas pistolas em direções diferentes e tudo. O personagem foi criado em 1928 por Robert E. Howard (sim, o mesmo criador de Conan, o Bárbaro) e é protagonista de diversas novelinhas pulp (as famosas pulp fictions, daí vem o nome do filme de Tarantino). Ele já teve uma série em quadrinhos da "Dark Horse Comics". A mitologia de Solomon Kane já estava rodando por aí há um bom tempo, portanto, nada mais natural do que ela virar uma adaptação de hollywood. A história do filme conta uma espécie de origem dele (parece que o plano é... adivinhe... lançar uma trilogia...). Inicialmente, Solomon é um mercenário da Rainha Elizabeth I, que encontra um demônio de nome óbvio ("Devil's Reaper"). Tal demônio quer tomar a alma de Kane e condená-la ao inferno. O cowboy então pendura suas armas em busca de redenção em um monastério até ser expulso de lá e encontrar uma família puritana que o acolhe. Essa família é atacada pelo misterioso e mascarado (...) capanga de um feiticeiro. Então, nosso herói resolve abdicar de sua filosofia "gandhiana" e quebrar o pau. Simples assim. Mas só para não dizer que o filme é totalmente acéfalo, tem uma citação de "Fausto" de "Goethe".

O filme ganhou o prêmio de escolha da audiência no Fantasporto, mas a crítica tem recebido ele de uma forma inconstante. Alguns dizem ser ruim, outros dizem ser bom. O fato é que ele tem todos os elementos legais de se ver em um filme de fantasia. Sinceramente, eu achei bem divertido. Mas, com certeza, o filme iria ficar bem melhor com uma cerveja gelada ao lado.
 

Para quem gosta de ver demônios e monstros sendo espancados na tela, realmente vale a pena assistir. Mas para aquela galera que se irrita com clichês e soluções fáceis é bom passar longe. Eu só achei que o filme aproveitou muito pouco do potencial que a premissa poderia dar. Poderia ser melhor desenvolvido. O filme lembra bastante também o atual "Sherlock Holmes", tanto no estilo do personagem principal quanto no da narrativa.

 

7 comentários:

  1. Anya says:

    Van Helsing 2? hehehe

  1. Unknown says:

    não gostei do filme :/

  1. Marcel says:

    kkkkkkk, o cara só disse que não gostou, ele não xingou ninguem!!! kkkkk, mais foi uma resposta engraçada..kkkk

  1. Anônimo says:

    po da hora estilo van helsing

  1. HSZA says:

    O Filme não é tão bom.... talvez se tivesse mais investimentos.... poderia ter sido melhor.... mas vale a pena ver.... ñ vai perder tempo xD

  1. Anônimo says:

    masssssssa

  1. cinecabare says:

    vou ver rsrsrsrs olha meu blog se puder. grato abraço

Nota

Os comentários são moderados. Opiniões contrárias serão respeitadas, mas comentários depreciativos (aos autores desse blog ou qualquer outra pessoa) serão sumariamente rejeitados. Portanto, nem se dê ao trabalho. Se você ficou nervosinho(a) em decorrência de alguma opinião exposta nesse blog, respire fundo, conte até 10 e vá chorar no pé do caboclo.

Cervejas mais bebidas de todos os tempos!