Vivendo do Ócio, Rala'e'Rola e Rock'n'Roll

Posted: terça-feira, 11 de janeiro de 2011 by Victor Carvalho in Mesas: ,
65

Em tempos em que Justin Bieber é considerado fenômeno, CDs do Restart e NX Zero são encontrados na sessão de Rock e Luan Santana tem uma das músicas mais ouvidas da rádio, eu perdi a fé no Rock’n’Roll. Não, na verdade, eu perdi a fé na música. Mas é em momentos como esse, cercado de orcs, que você vê Aragorn correr, olhar pra trás e gritar: “por Frodo”. Um grito de esperança. Vivendo do Ócio é esse grito. Vivendo do Ócio é um rock em tons de cinza, não um “rock” colorido. É um rock cheio de raiva, não de lamentações e choradeiras. É Arctic Monkeys em começo de carreira, é Strokes em um dia nublado, é Guns’N’Roses com Axl magro. Tenho pena da geração que acha que rock é uma camisa azul piscina, calça laranja “mamãe-quero-dar” e franjinhas.

Rock’n’Roll é acima de tudo raiva. Rock é raiva porque rock é sexo. A tradução da palavra rock’n’roll significa algo como “rala e rola”. E é exatamente isso que eu falo quando me perguntam o motivo de eu gostar tanto desse estilo musical. “Como um estilo cujo nome significa sexo pode não ser foda?” Sem o perdão do trocadalho. E sexo? Bem, sexo é raiva. Flávio Gikovate, psiquiatra brasileiro (tornado famoso pela novela Passione), dedicou toda sua vida a estudar a relação sexual, desde os anos 70 (de fato, não haveria uma melhor década para estudar isso). Gikovate chegou a uma conclusão bastante interessante: sexo não está ligado ao amor, mas à agressividade. Isso é algo bastante perceptível na linguagem: os mais fortes palavrões possuem conotação sexual. E é exatamente dessa ligação entre sexo e raiva que nasceu o melhor estilo musical de todos os tempos. É um elemento que não pode faltar em nenhuma banda, a raiva, uma raiva praticamente autodestrutiva, raiva do “sistema”, da vida, de uma mulher, de si mesmo ou raiva pela raiva. O que há mais de rock do que ver Ozzy arrancando a cabeça de um morcego ou o Nirvana e o The Who quebrando instrumentos no fim do show?

Vivendo do Ócio é uma banda baiana que veio para resgatar essa raiz do rock. Tudo na música dos caras tem cheiro de rock de verdade: os riffs de guitarra, o baixo, a bateria e a voz despreocupada com a musicalidade exagerada. Canções como “Fora, Mônica”, “Seja Como Quiser” e “Amor em Fúria” possuem versos praticamente impossíveis de sair de sua cabeça e sem ser chiclete. E a raiva? Ah, ela está presente praticamente em todas as músicas, não apenas na instrumentalidade forte, mas em versos como “escuta aqui sua maluca, não vou mais ficar dando uma de otário”, “a culpada é você/me fez de idiota/me acertou pelas costas” e “posso até te dar um soco/acho melhor não/tenho amor às minhas mãos”. O cd demo dos caras não sai do cd-player do carro há quase um mês e nem pretendo parar de ouvir suas 10 músicas tão cedo. Vivendo do Ócio é raiva, é sexo, é rock’n’roll, é a escuridão no fim de um túnel colorido.

65 comentários:

  1. Anônimo says:

    eu curto demais Vivendo do Ócio..
    eles são o que restou do rock nacional de verdade

  1. José Carlos says:

    VDO é muito bom. Dê também uma olhada em "Súbita" de Manaus. Também é foda de bom

  1. Anônimo says:

    caralho! mt bom! eu so gostava dos brasileiros antigos...Ira! Engenheiros, Barão...atual so tem pra mim Cachorro Grande...Bide ou Balde...mas tu deu uma luz no fim do arco-iris....nao so a banda arregaça mas o teu texto ta do caralho! parabens!

  1. Anônimo says:

    Gostei muito do comentário!! haudhsad "Quando aragorn vira e diz "por frodo"" foi foda! asdsahudahs


    A bahia é como nosso cerébro, apenas 10% da pra se aproveitar. =]

  1. Anônimo says:

    E saiu da terra do axé e pagode, heinn...
    Que legal poder calar a boca de tantas pessoas!

  1. Sr. Neper says:

    Eles me lembraram o Cazuza n só q menos poetico.

  1. Anne K. says:

    Hey boy! Parabéns pelo blog e obrigada por me apresentar essa banda que só tinha ouvido falar. Bem, apenas discordo de você no aspecto em que você tanto associou rock à raiva. Tudo bem, que até seja interessante olhar por esse lado, entender que rock'n'roll tem o sentido de "rala e rola". Porém, esse sentido foi dado por burgueses tradicionais quando Chuck Berry apresentou o rock à nós. Em certos momentos, o rock é raiva sim. Mas não acho que isso não seja a sua maior característica. Por exemplo: Na música "Little Wing" do grandíssimo Hendrix, que quebrou e ateou fogo em sua guitarra em 1967 no Monterey Pop Festival, não fala de raiva alguma ou coisa parecida. Mas quem é o desgramado que vai dizer que não é rock? Janis quando interpretou maravilhosamente bem "Summertime" não estava falando de raiva alguma, e sim de uma tristeza enorme. Mas quem vai dizer que Janis ou "Summertime" é "emo"? Quando Led Zeppelin lançou a gloriosa "Baby, I'm gonna leave you", não falava de raiva alguma, à não ser a tristeza tão profunda de ter que partir, e meu caro, Led foi uma das melhores bandas de rock da época e até hoje. O que quero dizer, que sim, é muito triste ver o rumo que rock COMERCIAL tem seguido, é lamentável. Porém, se estamos voltando a recorrer ao rock underground (não patrocinado, independente), não podemos generalizar a situação do rock como ruim.O comercial está deixando muito a desejar, mas o underground tem se tornado excepcional. O que é um ciclo normal.
    Uma das coisas que aprendi ouvindo e escrevendo sobre música é que nunca deve se generalizar. Rock não é só raiva, afinal nem todos os roqueiros comem morcegos.

    Beijos e Sucesso!

    inthevalentineday.blogspot.com

  1. Artur Barz says:

    o baixo eh foda, mas parece a musica lembra muito com akela porra de the strokes...

    Podia ser mais um hard rock cru e poderoso...

  1. Artur Barz says:

    mas tenho q concordar com sua descricao da decadencia da cultura e da musica.

  1. Sara says:

    Adorei o texto, vou procurar essa banda :)

  1. Anônimo says:

    Muito bom mesmo. Mas tem uns integrantes aí da banda que tem uns cabelos meio Restart/Justin Bieber hein!!!

  1. rafasr says:

    eles me lembram raimundos ou titãs ;D

  1. Anônimo says:

    concordo que vivendo do Ócio é bom, mas se futucar direito vc encontrara muita banda boa sim, o rock não morreu, ele apenas saiu das radios e voltou para a garagem

  1. Anônimo says:

    VAI TOMAR VACINA CONTRA RAIVA!!! Brincadeira,a banda é do Caraio!

  1. GabrielTX says:

    A musica é boa mas não é pra tanto, dizer q vai salvar o rock nacional!?... Quem buscar vai encontrar boas bandas de rock nacional. EX: Cachorro grande, Kiara rocks, Matanza e Black Drawing Chalks são algumas!

  1. Já fazem mais de três anos que eu escuto esses guris...
    Encontrei a música deles por acaso no youtube e pensei...
    "Deus do céu!!! Algo de verdade ainda nasce aqui no Brasil".
    Depois fiquei pensando que realmente Deus está do lado do Rock, pois são poucos baianos que vão ao rock e não para o lado do Axé e derivados... rsrsrs...
    Eles ganharam em 2009 o Gás Sound promovido pela Rede TV com Guaraná Antarctica.

    Muito bom..
    Som pra colocar no carro e esquecer de tirar...

  1. Douglas says:

    Existem muitas bandas boas no Brasil no cenário independente, minha opinião é que sua visão está um pouco limitada quanto a isso. Posso dar exemplos como Moveis COloniais, mombojó, Zebra Zebra, Violins, Mugo, The Name e por aí vai... Não estou falando que eles são ruins, mas também não são a salvação não.

  1. Muito bom, voz do cara é boa.. num cenario o qual quem faz sucesso são os Cine, Justin Bieber, Restart, NxZero e o escambau, ouvir um som de verdade é muito gratificante.. gostei do blog.. quem quiser um pop/reggae show procura karranka de teresina/pi - aconselho a música Inverso.

  1. Anônimo says:

    Meu velho, seu post ficou muito bom...

    Seus comentarios e suas colocações a respeito da morte iminente do nosso rock foram perfeitas...

    Abraço...

  1. Anônimo says:

    O vocal é bom. O baterista não convence.

    Meio coxinha, de modo geral.

    Mas pra "rock nacional" até que passa.

  1. Fábio says:

    Ouça Zava, uma banda aqui do RS....
    http://www.myspace.com/bandazava

  1. Oscar says:

    Achei tosquinho, letra muito xarope. E essa "voz despreocupada com a musicalidade" é não saber cantar. É minha opinião respeitem...

  1. Unknown says:

    Eles são bons! mas não chegam a salvar o rock n... sla, tem bandas independentes como eles que tem um som bem melhor e mais maduro... escutem "Apanhador só" e vcs vão ver do que to falando!

    não to tirando eles n... pelo contrário... ja escutei bastante e até curto o som dos VDO..

  1. Unknown says:

    Lembra muito Superguidis.

  1. Unknown says:

    tivo a oportunidade de ir no show deles aki em salvador no palo do rock e foi d+ baita presença de palco tem eses garotos , tb ouço muito eles pricipalmente quando estou correndo

  1. Anônimo says:

    finalmente depoisde tanto tempo uma banca que presta aki no brasil ...

    depois que as emissoras de televisao começaram a patrocinar essas modinhas (lixo) musical, as grandes bandas e com elas suas musicas foram sumindo ...

    e novas bandas que naum entraram nessa modinha( gay,colorida, emo e infantil) sofreram m boicote da midia. Como tudo gira em torno da publicidade, de tanto escutarmos esses lixo mental, muitos se tornaram adepitos a esse novo estilo( oque naum é meu caso)

    Tenho saudades dakele tempo em que rock era sinonimo de rebeldia, de oposiçao e luta .

    De cantores que cantavam pelo coraçao e naum pelo dinheiro.

    De musicos que conseguiam se impor por mais de uma decada ( ao contrario das de hoje que vem com um prazo de validade de no maximo 1 ano)

    Tenho saudades de Nirvana, Legiao, Cazuza, Sepultura ( com seu antigo vocalista) Mamonas ... entre tantas outras

  1. Anônimo says:

    lembra bastante "The Strokes"

  1. Anônimo says:

    Velhas Virgens é que é rock brasileiro foda! Mas VDO também é bonzinho.

  1. Anônimo says:

    Sensacional !

  1. Anônimo says:

    pesquisa maria albina no youtube, banda muito boa tambem!

  1. Paixao a primeira vista, faz um tempo que escuto, desde que vii uma vez na MTV... realmente é muito diferente dessas bandinhas por ai..

  1. Geisson says:

    baiano como o VDO, eu recomendo os Delinquentes, de Belém do Pará... Parabéns pela música

  1. Anônimo says:

    Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.... Os caras são bons, heim!!

    Curti. Eu como exigente na música, me surpreendi oh.
    Vou divulgar esses caras. Merecem.
    Se me agradaram, podem agradar qualquer um.. rsrs

  1. Guto says:

    Não sou muito fã do Vivendo do Ócio, pouca coisa nesse estilo acaba me agradando. Mas, com certeza, do lado de Nx, Restart ou outras bandas dessa eles estão bem acima na qualidade.

  1. Unknown says:

    o rock nascional só ter perdido pra quem vive na midia.. o bom punk ainda toca nos suburbios e o HC ta firme e forte nas noites do pais todo

  1. Boa banda.
    Me lembra o SUPERGUIDIS.
    aqui de porto alegre.
    dou uma sugestao pra fazer um post com todas essas bandas que mantem o rock vivo.
    peça sugestao da galera e avalie
    dou duas sugestoes: Superguidis e Cartolas, ambas de porto alegre
    abraço

  1. Anônimo says:

    Muito bom o som...

    Um dia Cachorro Grande cantava rock...agora só vai pela onda

  1. Anônimo says:

    caralho show de bola os caras salvaçao mesmo

  1. Fernando says:

    Gosto muito de Vanguart também. E no mais, sempre existem as bandas antigas para revisitar.

  1. Fernando says:

    Única coisa que não gostei é o tema "relações amorosas" muito presente nas músicas dessa banda. Isso, se vc for ver, é comum ao rock colorido ou CPM 22 por exemplo.

  1. Z3RO83 says:

    Bonzinho ate que é, mas não é nada que já não exista aos montes por ai, nada mais é do que um indiezinho como outros vários. Rock de verdade (com espirito rock 'n roll mesmo), acho que a última coisa que vi no brasil foi Raimundos antes da saída do Rodolfo. De la pra cá nada de bom aconteceu (talvez a Pitty tenha esboçado alguma coisa no inicio de carreira, mas já era tb). Pode ser que afastado da mídia tenha alguma banda de atitude escondida por ai mas tb ja nasceu morto exatamente por caso disso. Já não se faz rock 'n roll. e dizer que os NX Fresnos da vida fazem rock é praticamente uma heresia.

  1. Anônimo says:

    ainda ha esperança para a musica

  1. Anônimo says:

    Bom post...
    Já conhece a banda TRAMPA de brasília? Tb seria um ótimo post!
    Vlw

  1. kra, muito bom o som deles, dei uma olhadinha tbm na banda q nosso amigo José Carlos indicou pra gente, Muito Boa tbm!!!

  1. Anônimo says:

    Nâo dou menos de 1 ano pra esses caras aparecerem por completo na midia e mudar totalmente o estilo musical ( fato ) .

    E o rock nacional tem muita coisa boa , é só pesquisarem mais . Esses estrumes de midia nao valem nada . Flw

  1. Anônimo says:

    Galera! Procurem pela banda VERA LOCA

    ROCK do BOM!!

  1. Davi says:

    Sei lá, concordo com o Z3RO83. Não fica longe das milhares de bandas indies mundo agora. Acho que o rock tem mais coisa envolvida. O problema é q somos viuvas de rock clássico e sempre vamos criticar algo masi moderno. Mas tá valendo. Tem mais rock nessa banda aqui, de sampa ( http://www.kelso.com.br/index2.htm )

  1. Murilo says:

    o som dos caras e bom.
    Problema maior hoje em dia nao é a falta de bandas boas e sim a desvalorização dessas bandas, foram citadas varias bandas nos posts acredito serem muito boas tbm e venho trazer para vocês a banda Dinossauro aqui de Cricúma/SC os caras sao bons e estão ganahndo seu espaço.
    http://www.myspace.com/dinossauro

    Espero pelo dia em que o grande rock retornara para dominar o mundo.
    Ah e gostei do post continue trazendo bandas boas como essa para nós.

  1. Anônimo says:

    Gostei do post e da banda.
    Aqui na minha região tem umas bandinhas que se salvam ou nos salvam.
    Dessas bandas daqui a que eu mais gosto é essa :http://www.youtube.com/watch?v=-cDzPZpo5KM

  1. Bacana !Som coeso e sem mta papagaiada..

    a proposito..


    http://www.youtube.com/watch?v=LWcd4acfP5o

  1. Anônimo says:

    Essa banda me lmebra moveis coloniais...=]

  1. Anônimo says:

    Legal...
    E o que é melhor: canta em Português. Me lembra Strokes.

  1. Unknown says:

    Lembrei um pouco dos aureos tempos do Forgotten Boys

  1. Anônimo says:

    na boa pitty tbm é legal

  1. Pau na Velha says:

    é a nossa Bahia fazendo bonito!

    curto VDO desde que eles faziam show na extinta Boomerangue!
    bons tempos!

  1. Mili says:

    Já conhecia eles, eles já sao meio famosinhos.Ganharam um vmb(acho q foi de 2009) de aposta mtv, e ja vi eles no Alta Horas, faz tempo q gosto deles.

  1. Aonde? O Rock nunca mais irá se salvar... E olha q sou roqueiro.

  1. Anônimo says:

    Realmente, o Brasil em questão musical anda totalmente-por falta de outra palavra-pobre.Se bem que não é só o Brasil que está assim,mas,não é essa banda que vai ''salvar'' o rock nacional.A Percussão mais que simples e muito usada por todas essa bandinhas de hoje em dia, e a voz do cara que não ajuda em nada, não posso negar que a letra não seja ruim,mas nunca que essa banda poderia salvar o rock nacional,quando o Brasil já viu artistas como Cazuza, Renato Russo entre outros esses caras não são nada,só se enquandram no perfil dessas bandas que surgem hoje em dia no Brasil.

  1. Anônimo says:

    hehehe
    rock n' roll

    gostei d+ isso que é muisica
    show

    quando eu ouço restart, cine, nxZERO eu passo mau
    mais esses caras ai são fodas
    rock brasil porra

  1. Anônimo says:

    o vocal parece do vanguart

  1. Bruno Ereno says:

    Porra, post foda, falou tudo o que eu penso deles, e os caras são muito legais. Escute o album lançado deles, tem mais quatro musicas alem dessa demo, alem do som estar mais lapidado.

  1. Unknown says:

    Vivendo do Ócio é foda, isso não se discute.

    Mas não são a única salvação do cenário nacional não, tem muita coisa bacana de se escutar por ai nos festivais undergrounds e tudo mais.


    Ano passado eu descobri uma banda, o Black Drawing Chalks, de Gôiania.
    Os caras são fodas, rock´n´roll de verdade, não essas bandinhas que exploram o visual e a alienação de garotinhas e deixam a desejar no instrumental.

  1. Pig says:

    a melhor: "poderia me xingar, me bater, me difamar
    mas roubar o meu blue label, foi pior que uma punhalada no peito"
    heh!

  1. dodo says:

    VIVENDO DO OCIO E CACHORRO GRANDE É OQUE RESTA DE ROCK 'N' ROLL NO BRASIL.
    DIA 26/03/11 NO OUTS VO ESTAR LÁ VAI SER FODA,COMO ELES MSM FALAM É ROCK'N'ROLL BABY

  1. Diego Mendes says:

    Eu já assumi a minha condição de velho: não existem mais bandas de rock!

    "Nossos ídolos
    Ainda são os mesmos
    E as aparências
    Não enganam não
    Você diz que depois deles
    Não apareceu mais ninguém
    Você pode até dizer
    Que eu tô por fora
    Ou então
    Que eu tô inventando...
    Mas é você
    Que ama o passado
    E que não vê
    É você
    Que ama o passado
    E que não vê
    Que o novo sempre vem.."

Nota

Os comentários são moderados. Opiniões contrárias serão respeitadas, mas comentários depreciativos (aos autores desse blog ou qualquer outra pessoa) serão sumariamente rejeitados. Portanto, nem se dê ao trabalho. Se você ficou nervosinho(a) em decorrência de alguma opinião exposta nesse blog, respire fundo, conte até 10 e vá chorar no pé do caboclo.

Cervejas mais bebidas de todos os tempos!