The Raven, a Nova Era do Cinema?

Posted: segunda-feira, 12 de julho de 2010 by Victor Carvalho in Mesas:
2

The Raven (em uma tradução literal "O Corvo") é um curta escrito pelos peruanos Ricardo de Montreuil e Antonio Perez e tem como ator principal Victor Lopez, como Chris Black, a.k.a. "The Raven". Todos os 3 são completamente desconhecidos. Esse curta metragem foi filmado em 48h no centro de Los Angeles e custou tão somente cinco mil dólares! A história, segundo seu diretor (Montreuil) e escritor, é a seguinte: "Chris Black detém uma habilidade que poderia levar à destruição do atual regime, e eles não vão desistir de forma alguma de pará-lo. A caçada segue enquanto Chris foge para sobreviver nesse suspense de ficção científica que se passa em uma futurística e alternativa Los Angeles". O filme é pura ação. E é muito bem feita. Dá para notar uma certa influência de Metal Gear no design dos robôs policiais. Assim como Azureus Rising, esse curta também tem como objetivo promover o conceito do personagem para alguma grande produtora de Hollywood financiar um longa.

Comparado à Distrito 9 (District 9), o filme, nesse caso, já chamou a atenção da Terra do Cinema desde abril e Montreuil já conversou com alguns grandes estúdios sobre a possibilidade de transformá-lo em um longa. Interessante como esses parecem ser bons tempos para ser um cineasta independente. Arrisco até dizer que a indústria de filmes está entrando em uma Nova Era (com letra maiúscula fica mais pressão). Me parece que as pessoas finalmente cansaram um pouco do "mais do mesmo" que sempre estréia no cinema. Isso, aliado à enorme visibilidade que a internet vem dando a esses novos idealistas do cinema, vem mudando bastante a cara do que assistimos. Vide Atividade Paranormal (Paranormal Activity) e o já citado Distrito 9. A grande indústria do cinema antes era um círculo bastante restrito, será que ela está começando a se abrir para essas novas mentes? Será a vinda da era que Glauber Rocha, de certa forma, profetizou há uns 40 anos?

Essa mudança vem ocorrendo, na verdade, na cultura pop em geral. Cada vez mais pessoas vem acompanhando bandas indie, jogos indie, quadrinhos indie. O cenário independente adquiriu proporções nunca antes vistas. Como disse acima, isso é culpa da internet. Antes era muito mais complexo para um cara qualquer com uma câmera (ou uma guitarra, ou um lápis) na mão e uma idéia na cabeça mostrar sua produção para o mundo. Hoje é só colocar no Youtube, ou fazer um MySpace e esperar sua criação "viralizar". Logo, os grandes estúdios vão crescer seu olho gordo e ver uma oportunidade de ganhar dinheiro. Inclusive, os criadores dessa Nova Era se acostumaram a fazer as coisas com um baixo orçamento, a ter soluções criativas, o que significa maior lucro. Isso prova um público crescente, que foi sempre subestimado por Hollywood. Muito lixo pode sair daí também (afinal, Crepúsculo veio de uma dona de casa que não tinha o que fazer, teve um sonho e escreveu um livro), mas eu arrisco pagar o preço. Que venha a Nova Era.


Link do Youtube

2 comentários:

  1. Anônimo says:

    Muito bom !!!

  1. caranba
    e incrivel a qualidade do video
    quanto tempo levou para tudo ficar pronto hem?

Nota

Os comentários são moderados. Opiniões contrárias serão respeitadas, mas comentários depreciativos (aos autores desse blog ou qualquer outra pessoa) serão sumariamente rejeitados. Portanto, nem se dê ao trabalho. Se você ficou nervosinho(a) em decorrência de alguma opinião exposta nesse blog, respire fundo, conte até 10 e vá chorar no pé do caboclo.

Cervejas mais bebidas de todos os tempos!